Bem-vindo à FAAN

Seja bem-vindo ao portal da Fundação Dr. António Agostinho Neto, nosso objectivo é promover a pesquisa e divulgação da vida e da obra do Dr. António Agostinho Neto; Promover actividades para melhorar o bem-estar e a condição dos angolanos; A promoção da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, para incentivar a criação e a inovação, de todo o tipo e sob todas as formas, e a investigação científica e tecnológica.

Versão para impressão
PDF

As marcas de Agostinho Neto na Lunda Sul

alt

Depoimentos de actuais dirigentes da Província

 


Importantes momentos da vida de Agostinho Neto que se confundem com a luta heróica do Povo Angolano foram passados na Lunda Sul. Esta memória colectiva é recuperada nesta edição da revista Sango pela Governadora Dr.ª Cândida Maria Guilherme Narciso e pelo Vice-Governador, Domingos Kajama.

Oito Recordações

1-Tudo começa com a abertura das Regiões Política Militar do MPLA nomeadamente a 3ª e 4ª Regiões no Leste de Angola, no quadro da luta de libertação nacional, a (guerrilha).

2-A criação de um dos maiores Centros de Instrução Militar do MPLA. O CIR- Centro de Instrução Revolucionário, na comuna de Cazaji, Municipio do Dala, por onde passaram vários guerrilheiros do MPLA que a 1 de Agosto de 1974 constituiram-se em FAPLA- Forças armadas Populares de Libertação de Angola. Importa destacar a titulo de exemplo o actual 2º Comandante da Polícia Nacional o Comissário Paulo de Almeida, a 2ª Comandante da Polícia Nacional no Bengoa Dr.ª Filomena e o Deputado a Assembleia Nacional General Higino Carneiro.


3-Após o cessar-fogo em 1974 e assinado o Acordo de Alvor em Portugal, Agostinho Neto entra triunfalmente em Luanda no dia 4 de Fevereiro de 1975. Antes de chegar a Luanda, Neto escala ao aeroporto de Saurimo vindo da Tanzânia e recebe o carinho e palavras de agradecimento e encorajamento do povo que o aguardava alegremente no aeroporto. Concretiza-se o estrofe “Eu já não espero/sou aquele por quem se espera” – da poesia/Adeus à hora da largada/.


4-Enquanto Presidente de Angola (1975/1979)  Agostinho Neto recebeu várias vezes o Presidente da República da Zâmbia, Dr. Kenneth Kaunda, em Saurimo, com quem reuniu em Cimeira de Chefes de Estados. Um orgulho do povo da Lunda.


5-O Regedor Nanguanza recebeu em sua casa, 25 km a Sul de Saurimo em 1978 o Presidente Agostinho Neto, naquele que designou chamar-se célebre e histórico “Encontro de Mais Velhos”.


6-a Província da Lunda foi abrangida na visão e estratégia do Presidente Neto sobre reorganização do Estado Angolano, convista ao seu desenvolvimento económico e social-. Trata-se da divisão Administrativa.
Na sequência disso surgiram as actuais Províncias da Lunda Sul e Lunda Norte. Nesta perspectiva a sua deslocação em 1978 as novas Províncias e nos contactos com a população (Comícios no Dundo e em Saurimo) o Presidente Neto definiu a Lunda Sul como uma Província eminentemente agrícola, aproveitando as suas potencialidades e enquanto a Lunda Norte cuidasse uma das riquezas do povo angolano – os diamantes.


7- O “ Havemos de Volta”,concretiza-se também na Lunda, não só nos diamantes mas também nas tradições. A célebre e famosa estatueta cokwe Samanhonga vulgarmente  conhecida como “Pensador” é adoptada símbolo da cultura nacional e introduzida na moeda nacional o “ Kwanza”, sendo símbolo da unidade de todos os angolanos.


8- O processo massivo de formação de quadros angolanos na Ilha de Juventude – República de Cuba, iniciado em 1977 forja a unidade nacional. Jovens de todas as Províncias foram seleccionados. A Lunda marcou presença inicial com cerca de 100 jovens. Um responsável da Lunda testemunha o processo guiando os mesmos à Cuba. Essas são algumas das inúmeras recordações do Presidente Neto com a Lunda que privilegiamos nesta revista.
Estou ciente que não é fácil descrever a vida e obra do maior nacionalista de todos os tempos neste breve artigo. Mas para as novas gerações que não tiveram a oportunidade de conhecer fisicamente o primeiro Presidente de Angola, aqui vai a nossa modéstia informação do médico profundamente humano e do político esclarecido e clarividente. Muito obrigado


Governadora Provincial da Lunda Sul

Prémio de Investigação

 Logo Prémio de Investigação Histórica

Jovens Escritores

REDES SOCIAIS

SUBSCREVER NEWSLETTER

Nome:
Email: