Bem-vindo à FAAN

Seja bem-vindo ao portal da Fundação Dr. António Agostinho Neto, nosso objectivo é promover a pesquisa e divulgação da vida e da obra do Dr. António Agostinho Neto; Promover actividades para melhorar o bem-estar e a condição dos angolanos; A promoção da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, para incentivar a criação e a inovação, de todo o tipo e sob todas as formas, e a investigação científica e tecnológica.

MULHERES, TERRITÓRIOS E MEMÓRIAS
18-19 Março 2017, Museu da Lima, Vilar de Santos,
Ourense, Galiza, Espanha

aaaio3.jpg - 69.42 Kb

Caras participantes ao I Encontro de Mulheres da Lusofonia que tratou de temas relacionados com as mulheres, os territórios e as memórias, uma viva saudação desde Angola, a todas e todos pelos vossos preciosos contributos e reflexões, e um abraço aos organizadores que permitiram que a Fundação Dr. António Agostinho Neto interviesse por via tecnológica no evento.

Este ano, o mês de Março, em vez das habituais flores, palestras e quermesses, transformou-se num mar agitado devido à aprovação em curso pelo Parlamento do novo Código Penal Angolano para substituir o obsoleto Código Penal herdado de 1886. A retirada de artigos que despenalizam a interrupção da gestação em circunstâncias bem definidas, está a provocar muitos protestos e indignação, sendo vista por vários sectores como um retrocesso dos direitos das mulheres enquanto sectores conservadores como a Igreja estão a favor, contrariando a medida definitiva do Vaticano, expressa pelo Papa Francisco na carta "Misericordia et misera" de 21.11.2016 que autoriza os padres a perdoar e não aplicar a excomunhão em caso de aborto.

“AD IMORTALITATEM

aaailo1.jpg - 49.97 Kb aaailo2.jpg - 47.25 Kb

A Presidente do Conselho de Fundadores da Fundação Dr. António Agostinho Neto (FAAN), Sra. Dona Maria Eugénia Neto foi nomeada no dia 16 de Março de 2017, como Membro Académico Emérito pelo título de dignidade e honra, "ad imortalitatem" pela Académie des Lettres et Arts Luso-Suisse.

A Académie des Lettres et Arts Luso-Suisse (ALALS) tem como objectivos registar, difundir, preservar e estimular a cultura e as realizações literárias e artísticas lusófonas, seja “pelo estudo e divulgação das obras e realizações culturais dos seus membros, assim como de outros escritores ou artistas que têm ou tiveram grande relevância na valorização da língua portuguesa”.

aaantero.jpg - 598.30 Kb

A Fundação Dr. António Agostinho Neto inclina-se respeitosa e profundamente perante a memória do Dr. Antero Alberto Ervedosa de Abreu, falecido no dia 15 de Março de 2017 em Viana do Castelo, Portugal, por doença e endereça os seus sentimentos de pesar à viúva, Sra. D. Mabilde de Abreu e família. Foi um grande amigo, colega e colaborador de Agostinho Neto assim como de sua família, partilhando a sua erudição e paixão pela cultura e arte de forma pródiga e com muita simplicidade.

Nascido em Luanda, a 22 de Fevereiro de 1927, o Dr. Antero de Abreu estudou em Luanda e partiu para Portugal para estudar Direito, primeiro em Coimbra onde foi dirigente da Casa dos Estudantes do Império – CEI., e, posteriormente, em Lisboa, onde terminou o curso. Em 1949, com Agostinho Neto e Vergílio Simões Moreira, convidam o general Norton de Matos a visitar Coimbra durante a campanha eleitoral à Presidência da República.

Prémio de Investigação

 Logo Prémio de Investigação Histórica

Jovens Escritores

REDES SOCIAIS

SUBSCREVER NEWSLETTER

Nome:
Email: