Bem-vindo à FAAN

Seja bem-vindo ao portal da Fundação Dr. António Agostinho Neto, nosso objectivo é promover a pesquisa e divulgação da vida e da obra do Dr. António Agostinho Neto; Promover actividades para melhorar o bem-estar e a condição dos angolanos; A promoção da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, para incentivar a criação e a inovação, de todo o tipo e sob todas as formas, e a investigação científica e tecnológica.

Do Distrito Urbano Sambizanga, Comuna do Ngola Kiluanje 20.10.2017

No âmbito do seu programa “Sábado nos Musseques”, a Fundação Dr. António Agostinho Neto (FAAN) divulga e promove a vida e obra do Patrono da FAAN e Fundador da Nação angolana nas distintas escolas públicas das áreas suburbanas das províncias de Luanda e Bengo.

aaac3.jpg - 163.98 Kb

Nesta edição, a FAAN realizou a sua actividade na Escola do II Ciclo, Nº 1252, sita na comuna do Ngola Kiluanje do Distrito Urbano do Sambizanga, tendo como prelector o Professor Dr. Marcelo Domingos Sebastião que manteve um diálogo aberto com os estudantes, professores e funcionários presentes.

aaac4.jpg - 109.52 Kb aaac5.jpg - 111.85 Kb

CIEL DE AGUIAR DA CONCEIÇÃO CRISTÓVÃO "GATO"

A Fundação Dr. António Agostinho Neto inclina-se perante a memória do Camarada Ciel de Aguiar da Conceição Cristóvão "Gato", nascido a 8 de Dezembro de 1944 em Malange e falecido em Luanda aos 72 anos, por doença, a 20 de Outubro de 2017.

General de Exército reformado das Forças Armadas Angolanas (FAA), Ciel de Aguiar da Conceição Cristóvão "Gato" ingressou nas fileiras do MPLA em 1961 no Congo, na altura do início da Luta Armada de Libertação Nacional, onde teve um papel preponderante, nas várias regiões político-militares por que passou. Integrante do primeiro destacamento guerrilheiro, que determinou a criação, em 1962, do Exército Popular de Libertação de Angola (EPLA), embrião das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), o comandante Gato foi um dos instruendos, então em formação político-militar em Marrocos, que, em Junho do mesmo ano, testemunhou a chegada do Presidente Agostinho Neto, então evadido de Portugal, que veio a liderar, com êxito, a acção libertadora do MPLA.

aaac2.jpg - 58.26 Kb aaac1.png - 130.84 Kb

aafert4.jpg - 46.71 Kb aafert5.jpg - 37.26 Kb

Prémio de Investigação

 Logo Prémio de Investigação Histórica

Jovens Escritores

REDES SOCIAIS

SUBSCREVER NEWSLETTER

Nome:
Email: