Bem-vindo à FAAN

Seja bem-vindo ao portal da Fundação Dr. António Agostinho Neto, nosso objectivo é promover a pesquisa e divulgação da vida e da obra do Dr. António Agostinho Neto; Promover actividades para melhorar o bem-estar e a condição dos angolanos; A promoção da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, para incentivar a criação e a inovação, de todo o tipo e sob todas as formas, e a investigação científica e tecnológica.

De 22 a 25 de Maio, uma delegação da Fundação Agostinho Neto deslocou-se a Havana onde realizou diversas actividades, a convite da Organização de Solidariedade com os Povos da Ásia, África e América Latina (OSPAAAL). Momentos de homenagens florais com rosas e gladíolos no Parque dos Próceres Africanos e no Panteão dos Veteranos, na necrópolis Cristóbal Colón onde se encontram os restos de 287 internacionalistas e 967 veteranos da Guerra da Independência Cubana.

Nesta visita, Eugénia Neto foi acompanhada pela General de Brigada e Heroína da República de Cuba, chefe da Oficina de Atenção aos Combatentes, Delsa Esther Puebla Viltre (Teté Puebla), pela Secretária geral da OSPAAAL, Lourdes Cervantes, pelo Embaixador de Angola em Cuba, César Augusto Kiluange e outras distintas personalidades. O primeiro embaixador cubano em Angola, Óscar Oramas, vicepresidente da Asociação de Amizade Cubano-Africana (AACAF), destacou a transcendência histórica da obra de Agostinho Neto para a independência de Angola e de muitos povos de África.

acub4.jpg - 56.62 Kb acub5.jpg - 23.42 Kbacub6.jpg - 25.33 Kb acub7.jpg - 24.60 Kb

 Continuar a ler...

Maria Eugénia Neto foi recebida pelo General de Exército Raúl Castro Ruz, Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, em Havana, no Dia de África, 25 de Maio de 2017.

O encontro cordial entre antigos camaradas de luta durou 1h30mn e foi o culminar da semana em Cuba onde a OSPAAAL outorgou a Ordem de Solidariedade El Mehdi Ben Barka, postumamente, ao Dr. Agostinho Neto.

Foram recordados os laços de amizade entre os Líderes históricos das Revoluções Angolana e Cubana, Antonio Agostinho Neto e Fidel Castro Ruz, respectivamente, e trocadas impressões sobre os laços de irmandade que unem ambas nações.

acub1.jpg - 27.81 Kb acub2.jpg - 41.52 Kb

aami5.jpg - 47.92 Kb aami6.jpg - 50.57 Kb

aami7.jpg - 44.31 Kb aami8.jpg - 49.11 Kb

O Memorial Dr. António Agostinho Neto e a Fundação Dr. António Agostinho Neto no âmbito das comemorações alusivas ao dia 2 de Abril, “Dia Internacional da Literatura Infantil” realizaram uma Sessão de Leitura e apresentação do livro em Banda Desenhada “Agostinho Neto, De Cabeça Levantada, 1922-1961”.

A sessão de leitura teve lugar na biblioteca do MAAN, tendo como leitor da obra o escritor John Bella que a apresentou aos estudantes da 4ª e 6ª classe do Colégio Elizângela Filomena que ali estavam com atenção e interesse em ouvir a história sobre a nação e os trilhos percorridos por Agostinho Neto para alcançar a Independência de Angola.

No final os alunos pintaram Agostinho Neto nos retratos em banda desenhada. Pela FAAN estiveram também presentes Lídia Alves e Benvindo Luvumbu. Os estudantes tiveram no final uma visita guiada ao MAAN.

Continuar a ler...

Prémio de Investigação

 Logo Prémio de Investigação Histórica

Jovens Escritores

REDES SOCIAIS

SUBSCREVER NEWSLETTER

Nome:
Email: