Bem-vindo à FAAN

Seja bem-vindo ao portal da Fundação Dr. António Agostinho Neto, nosso objectivo é promover a pesquisa e divulgação da vida e da obra do Dr. António Agostinho Neto; Promover actividades para melhorar o bem-estar e a condição dos angolanos; A promoção da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, para incentivar a criação e a inovação, de todo o tipo e sob todas as formas, e a investigação científica e tecnológica.

Maria Eugénia Neto foi recebida pelo General de Exército Raúl Castro Ruz, Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, em Havana, no Dia de África, 25 de Maio de 2017.

O encontro cordial entre antigos camaradas de luta durou 1h30mn e foi o culminar da semana em Cuba onde a OSPAAAL outorgou a Ordem de Solidariedade El Mehdi Ben Barka, postumamente, ao Dr. Agostinho Neto.

Foram recordados os laços de amizade entre os Líderes históricos das Revoluções Angolana e Cubana, Antonio Agostinho Neto e Fidel Castro Ruz, respectivamente, e trocadas impressões sobre os laços de irmandade que unem ambas nações.

acub1.jpg - 27.81 Kb acub2.jpg - 41.52 Kb

aami5.jpg - 47.92 Kb aami6.jpg - 50.57 Kb

aami7.jpg - 44.31 Kb aami8.jpg - 49.11 Kb

O Memorial Dr. António Agostinho Neto e a Fundação Dr. António Agostinho Neto no âmbito das comemorações alusivas ao dia 2 de Abril, “Dia Internacional da Literatura Infantil” realizaram uma Sessão de Leitura e apresentação do livro em Banda Desenhada “Agostinho Neto, De Cabeça Levantada, 1922-1961”.

A sessão de leitura teve lugar na biblioteca do MAAN, tendo como leitor da obra o escritor John Bella que a apresentou aos estudantes da 4ª e 6ª classe do Colégio Elizângela Filomena que ali estavam com atenção e interesse em ouvir a história sobre a nação e os trilhos percorridos por Agostinho Neto para alcançar a Independência de Angola.

No final os alunos pintaram Agostinho Neto nos retratos em banda desenhada. Pela FAAN estiveram também presentes Lídia Alves e Benvindo Luvumbu. Os estudantes tiveram no final uma visita guiada ao MAAN.

Continuar a ler...

aami1.jpg - 61.41 Kb aami2.jpg - 51.73 Kb

aami3.jpg - 61.51 Kb aami4.jpg - 59.04 Kb

A FAAN realizou o Sábado nos Musseques na Escola do I Ciclo do Ensino Secundário Nº 1256 no Bairro Calemba II do Município do Kilamba Kiaxi.

A actividade contou com cerca de 350 estudantes, professores, a Directora-geral, Sra. Catarina da Piedade Martins, o Director de Turno, o Sr. Afonso Yomba, a Administradora do Kilamba Kiaxi, a Dra. Isabel Morais, o Adminstrador-Adjunto para área política e social, os representantes da repartição municipal da educação, os senhores Marcelino da Costa e Maria Virgínia da Costa.

O prelector foi o escritor Pombal Maria, que falou de forma aberta e clara para os estudantes que se acotevelavam nas galerias dos andares. A actividade contou com o testemunho de quem esteve directamente ligado ao Presidente Agostinho Neto, o Camarada Zeferino Francisco "Canga".

A actividade teve o habitual concurso relâmpago em que os estudantes que responderam acertadamente às questões colocadas sobre a vida e obra do Presidente Agostinho Neto, foram agraciados com livros e DVD.

Continuar ler...

Prémio de Investigação

 Logo Prémio de Investigação Histórica

Jovens Escritores

REDES SOCIAIS

SUBSCREVER NEWSLETTER

Nome:
Email: