Bem-vindo à FAAN

Seja bem-vindo ao portal da Fundação Dr. António Agostinho Neto, nosso objectivo é promover a pesquisa e divulgação da vida e da obra do Dr. António Agostinho Neto; Promover actividades para melhorar o bem-estar e a condição dos angolanos; A promoção da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, para incentivar a criação e a inovação, de todo o tipo e sob todas as formas, e a investigação científica e tecnológica.

“AD IMORTALITATEM

aaailo1.jpg - 49.97 Kb aaailo2.jpg - 47.25 Kb

A Presidente do Conselho de Fundadores da Fundação Dr. António Agostinho Neto (FAAN), Sra. Dona Maria Eugénia Neto foi nomeada no dia 16 de Março de 2017, como Membro Académico Emérito pelo título de dignidade e honra, "ad imortalitatem" pela Académie des Lettres et Arts Luso-Suisse.

A Académie des Lettres et Arts Luso-Suisse (ALALS) tem como objectivos registar, difundir, preservar e estimular a cultura e as realizações literárias e artísticas lusófonas, seja “pelo estudo e divulgação das obras e realizações culturais dos seus membros, assim como de outros escritores ou artistas que têm ou tiveram grande relevância na valorização da língua portuguesa”.

aaantero.jpg - 598.30 Kb

A Fundação Dr. António Agostinho Neto inclina-se respeitosa e profundamente perante a memória do Dr. Antero Alberto Ervedosa de Abreu, falecido no dia 15 de Março de 2017 em Viana do Castelo, Portugal, por doença e endereça os seus sentimentos de pesar à viúva, Sra. D. Mabilde de Abreu e família. Foi um grande amigo, colega e colaborador de Agostinho Neto assim como de sua família, partilhando a sua erudição e paixão pela cultura e arte de forma pródiga e com muita simplicidade.

Nascido em Luanda, a 22 de Fevereiro de 1927, o Dr. Antero de Abreu estudou em Luanda e partiu para Portugal para estudar Direito, primeiro em Coimbra onde foi dirigente da Casa dos Estudantes do Império – CEI., e, posteriormente, em Lisboa, onde terminou o curso. Em 1949, com Agostinho Neto e Vergílio Simões Moreira, convidam o general Norton de Matos a visitar Coimbra durante a campanha eleitoral à Presidência da República.

afra1.jpg - 19.81 Kb afra2.jpg - 20.68 Kbafra3.jpg - 20.32 Kb afra4.jpg - 24.11 Kb

Foi entregue à Sra. Maria Eugénia Neto pela Sra. Marie-Hélène Bérard, membro do Conselho de Administração da Fundação Chirac desde 2008 e foi Presidente-Directora Geral da MHB SA, sociedade de investimento especializada na implantação de empresas francesas na Europa central e oriental e na ex-União Soviética. Esteve no Ministério das Finanças e depois com Simone Veil, ministra da Saúde, e os Primeiros ministros Raymond Barre e Jacques Chirac. Integrou a direcção geral do Crédit Commercial de France. A Sra. Marie-Hélène Bérard proferiu palavras atenciosas e recordou o apreço e respeito que o antigo Presidente Jacques Chirac tinha pelo homenageado.

Detalhes »»

Prémio de Investigação

 Logo Prémio de Investigação Histórica

Jovens Escritores

REDES SOCIAIS

SUBSCREVER NEWSLETTER

Nome:
Email: