Fundação Dr. António Agostinho Neto

Fundação Dr. António Agostinho Neto

0%

FAAN leva duas obras literárias ao Bengo no dia 21 de Janeiro de 2021.

141677169_4339090346106260_7054762833230154937_o (1) (1)

Caminhando para o Centenário de Agostinho Neto e no âmbito do “Dia da Cultura Nacional”, a FAAN, realizou mais uma actividade de apresentação das suas duas mais recentes obras, que teve lugar na Escola Superior Pedagógica do Bengo, nomeadamente:
a) “Angola Colonial Fotografada por Missionários Metodistas” da autoria do Dr. Paul Blake.
b) “A Festa dos Porcos”, vencedora do Prémio Literário Sagrada Esperança, da autoria do escritor Dias Neto.

A Delegação da FAAN foi chefiada pelo Administrador-Executivo, Amarildo da Conceição e contou com os colaboradores Walter Camueler, Zaqueu Afrânio, Nkete Elisabeth e Benvindo Luvumbo.

A actividade foi antecipada por uma visita à instituição, onde se pode constatar o nível de organização da mesma, com laboratórios, biblioteca, e todas as salas apetrechadas com equipamento audio-visual.

O hino nacional abriu a sessão, seguido por um momento cultural da responsabilidade da jornalista da Rádio Ecclesia e Declamadora, Landa Kibata, e do Trovador Adão Sakatuala, Director Municipal da Educação do Dande, o terceiro classificado no Concurso Nacional de Trova realizado pela FAAN em 2011 e produzido pela Empresa Arca Velha, do músico Matias Damásio.

As palavras de boas-vindas foram proferidas pelo professor Carlos Cabombo, chefe do Departamento de Linguas Modernas, a que se seguiu a breve intervenção do Sr. Amarildo da Conceição em representação da FAAN. O discurso de abertura coube ao Director-Geral da Escola Superior do Bengo, o Professor Doutor Isaías Simão, que agradeceu a iniciativa e colocou a instituição à disposição para acolher outras iniciativas da FAAN, enfatizando que a sua ligação a Agostinho Neto iniciou aos 13 anos de idade, quando no conjunto de outras milhares de crianças e adolescentes, foi enviado à República de Cuba, onde terminou o ensino de base, fez o ensino médio, a Faculdade, o Mestrado e posteriormente, o Doutoramento.

Enquanto aconteciam as distintas intervenções e ao longo das apresentações, ia passando um vídeo, com imagens da acção metodista em Malanje, disponibilizado por Kathy LeMaster Collins, filha dos missionários Ed e Virginia LeMaster que o filmaram em 1955.

A primeira apresentação foi da responsabilidade do escritor Dias Neto, que falou da obra sobre o Metodismo, ao que se seguiu a projecção de um vídeo do autor, Dr. Paul Blake.

A segunda apresentação, a obra vencedora do Prémio Literário Sagrada Esperança, esteve a cargo do Professor Manuel Dala.

O evento foi muito concorrido, com a plateia repartida entre professores e alunos, muito dinâmicos e interventivos, transformando-se assim a actividade, numa iniciativa muito produtiva.

A actividade terminou, com a oferta de alguns exemplares das duas obras apresentadas à Escola, bem como da obra da jornalista Augusta Conchiglia, do escritor Antero Abreu e da escritora Maria Eugénia Neto, para o acervo da biblioteca da escola.

Notícias relacionadas

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this