Fundação Dr. António Agostinho Neto

Fundação Dr. António Agostinho Neto

0%

Festividades alusivas ao 17 de Setembro

Sem Título

No âmbito das festividades alusivas ao 17 de Setembro, dia do Herói Nacional em Angola, a Embaixada da República de Angola no Reino da Bélgica inaugurou no dia 11 de Setembro uma exposição fotográfica que retrata o percurso político diplomático do Dr. António Agostinho Neto que culminou com a conquista da independência nacional a de 11 de Novembro de 1975.
Na abertura da exposição, o Embaixador de Angola, Mário de Azevedo Constantino, enalteceu os feitos do Dr. Agostinho Neto na luta de libertação nacional bem como o seu papel activo no continente africano. Mário de Azevedo Constantino enfatizou a figura de Agostinho Neto como homem altruísta cujos ensinamentos têm sido um catalisador para a juventude. Lembrou que o Presidente Agostinho Neto defendia que a independência política era o início do percurso para outras dimensões como a independência económica.
Por sua vez, o Embaixador de Cabo Verde acreditado no Reino da Bélgica, José Filomeno Monteiro, país que preside neste momento a CPLP, disse que a dimensão de Agostinho Neto ultrapassa fronteiras. Prova disso, sublinhou, é o maior hospital de Cabo Verde, na cidade da Praia, ter o nome de Dr. António Agostinho Neto. Recordou que Agostinho Neto foi deportado pelo regime colonial português como preso político e Delegado de Saúde na Ilha de Santo Antão, em Cabo Verde.
Tomou igualmente a palavra o Embaixador de Portugal no Reino da Bélgica, Rui ManuppellaTereno, para afirmar que Agostinho Neto foi uma figura que lutou e defendeu muito cedo os seus ideais de emancipação dos povos e que Portugal não podia estar ausente desta prestigiada homenagem em Bruxelas.
A exposição que contou com a colaboração da Fundação Agostinho Neto tem lugar no célebre Bruxelles Press Club Europa, situado no quarteirão das Instituições da União Europeia até ao dia 17 de Setembro de 2020.

Notícias relacionadas

14 de Setembro de 1979

14 de Setembro de 1979. Agostinho Neto regressa à Angola na urna ladeada por Iko Carreira, Ludy Kissassunda, Henrique Santos “Onambwe”, Ciel da Conceição “Gato”,

Ver agora »
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this