Fundação Dr. António Agostinho Neto

Fundação Dr. António Agostinho Neto

0%

NOTA DE FALECIMENTO

163478179_4505765576105402_3670574106435338705_n

LEDA DA SILVA NETO, 5.01.1964 – 20.03.2021

A Fundação Dr. António Agostinho Neto cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento da Sra. Dra. Leda da Silva Neto, administradora não executiva da FAAN, ocorrido aos 57 anos de idade em Lisboa, no dia 20 de Março de 2021, por doença prolongada.

Leda Neto era a filha mais nova de António Agostinho Neto e de Maria Eugénia da Silva Neto. Nasceu em 5 de Janeiro de 1964 em Brazzaville, República do Congo e por pouco não se chamou Conferencina por sugestão dos militantes reunidos na 1ª Conferência de Quadros do MPLA. Teve dois irmãos, Mário Jorge e Irene Alexandra.

Antes da independência, fez a Instrução primária na École Officielle de la Plaine em Brazzaville, República do Congo. Continuou o ensino primário em Dar es Salaam, Tanzânia, através do Centre de Télé-Enseignement de Toulouse, France. Retomou o ensino primário na École de la Poste, Brazzaville, República do Congo. Iniciou o ensino secundário na International School of Tanganyika em Dar es Salaam, República da Tanzânia. Em 1975, estudou na Escola Inglesa de Luanda, depois na Escola Augusto Ngangula, no Liceu Mutu ya Kevela e no Instituto Politécnico Karl Marx-Makarenko, em Luanda. No ambiente de encontros escolares, criou amizades para toda a vida.

Licenciou-se em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto, em Luanda, em 1987. Mestre em Economia pela Universidade de Londres, Birbeck College, Reino Unido em 1990. Pós-graduação em “Business Studies” pela Universidade de Londres, London School of Economics. Mestre em “Financial Economics” pela London University, no Cefims (Centre for Financial &Management Studies) – SOAS (School of Oriental&African Studies) em 2006.

Admitida no Banco Nacional de Angola em 20 de Março de 1991 na Direcção de Estudos e Estatísticas como Técnica do Gabinete de Estudos, foi promovida a Chefe de Departamento, Sub-Directora e após 30 anos de serviço no BNA, tornou-se Consultora do Governador do BNA.

Participou em vários cursos de superação técnica sobre Mercado de Capitais em França, Técnicas de Análise para Programação Financeira, Mercado Monetário, Banco de Portugal, Programação Financeira no Fundo Monetário Internacional nos EUA, Formação avançada em modelação econométrica dentro do Projecto para África “Research Network for Development of Policy Analysis – RNDPA –“. Universidade de Pretória, RSA em conjunto com a UNDP/DESA.

Pertenceu à Organização dos Pioneiros Angolanos e à JMPLA. Na OPA conseguiu fardas militares junto ao Presidente da República, seu pai, para os pioneiros desfilarem ao som do “arrastô, comandô, bate o pé esquerdo”, empunhando espingardas de madeira.

Foi atleta de voleibol no Clube Ferroviário de Luanda, nos anos 80. Será recordada como a amiga que dava boleia às colegas, sobretudo após os campeonatos provinciais.

Enquanto membro fundador da Fundação Dr. António Agostinho Neto, tornou-se membro do Conselho de Fundadores e administradora não executiva da FAAN.

Sobrevivem-lhe dois filhos, William Alexandre e Erika Maria.

A Fundação Dr. António Agostinho Neto inclina-se perante a sua memória e endereça sentidas condolências à família enlutada.

Perdeu-se um quadro brilhante que ainda tinha muito para contribuir no desenvolvimento do país e do continente. Que descanse em paz.

Notícias relacionadas

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this