Fundação Dr. António Agostinho Neto

Fundação Dr. António Agostinho Neto

0%

Nota de pesar

nota

A Fundação Dr. António Agostinho Neto (FAAN) tomou conhecimento do falecimento de seu Membro Honorário (nomeado em 2010 pelos actos relevantes em apoio à luta de libertação nacional de Angola), Prof. Mário Albano, ocorrido na Itália por doença. A Fundação e a sua Presidente, Maria Eugénia Neto, endereçam os seus sentimentos de pesar à viúva e família enlutada.

Mário Albano foi escritor, jornalista e historiador, filho de família socialista cujo pai, Domenico Albano, participou nas Brigadas Internacionais Garibaldi durante a Guerra Civil Espanhola de 1936 a 1939. Fez parte dos grupos italianos de apoio aos movimentos anticoloniais, muito activos e cuja destacada Conferência de Solidariedade para com os Povos das Colónias Portuguesas, realizada de 27 a 29 de Junho de 1970, celebrará o seu 50º aniversário este ano, tendo contribuído para a liberdade e a democracia em Portugal e para as descolonizações e independências de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Em 1972, publicou uma antologia sobre a luta anti-colonial, sugerida pelo Presidente d0 MPLA, Agostinho Neto. Esteve em Angola em 1972 e 1975, na Frente Leste durante a luta de libertação nacional e na época da invasão sul africana. Publica em 1975 um livro sobre as zonas libertadas de Angola.

Mario Albano 11.8.1948 – 11.01.2020

Notícias relacionadas

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this