FAAN

Categoria

 Ferreiros e Fundidores da Ilamba

0000425 0000448
0000425
0000448

É uma história social da fabricação de ferro e da real fábrica de nova Oeiras (Angola, segunda metade do seculo XVIIII).
Francisco de Sousa Coutinho, governador do Reino de Angola entre os anos de 1964 e 1972, foi o idealizador de um projecto ambicioso: a construção de uma fábrica de ferro nas proximidades de Luanda. O plano do ilustrado governador é bastante conhecido dos historiadores, tendo sido objecto de estudos importantes.
Entretanto, no livro de Crislayne Alfagali a história da Fábrica de Ferro de Nova Oeiras ganha novos contornos e horizontes, começando pela inversão no foco da análise.
Numa abordagem que privilegia o ponto de vista africano, o livro conta a história dos ferreiros e fundidores Ambundos e dos trabalhadores de Nova Oeiras. Por meio de análises cuidadosas e sofisticadas das fontes, sempre em franco diálogo com a historiografia africanista, a autora detalha e demonstra a eficácia das técnicas centro-africanas, contestando a propalada narrativa do fracasso da fábrica. O livro destaca-se por várias contribuições originais e também por salientar uma tendência que marca a historiografia sobre Angola produzida por historiadores formados no Brasil. Refiro-me ao reconhecimento dos trânsitos e conexões entre os dois lados do Atlântico- e não apenas como elementos centrais na formulação dos projectos de ocupação do território, das politicas de domínio e do controle da mão de obra, na costa africana e nas Américas nos séculos XVII e XVIII.

 


Compartilhar a publicação

Facebook
WhatsApp
Email
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this