FAAN

INTERVENÇÃO NO LANÇAMENTO DO LIVRO “IDÉOLOGIE ET ENGAGEMENT CHEZ AGOSTINHO NETO ET LÉOPOLD SÉDAR SENGHOR: UNE APPROCHE COMPARATIVE”, BRUXELAS, 25.5.2022

281352759_5878788465469766_2816319640308909468_n

Excelência

Senhor Embaixador da República de Angola no Reino da Bélgica e no Grão-Ducado do Luxemburgo

Membros do Corpo Diplomático

Sr. Sébastien Périmony, tradutor da obra

Dr. Carlos Sucami, coordenador do NUFAANBELUX

Membros do NUFAANBELUX

Ilustres Convidados
Saudações mui cordiais da Exma. Senhora D. Maria Eugénia Neto, Presidente do Conselho de Fundadores da Fundação Dr. António Agostinho Neto. A Fundação regozija-se por mais uma actividade realizada pelo NUFAANBELUX, no âmbito do Centenário de Agostinho Neto, com a prestimosa colaboração da Embaixada da República de Angola no Reino da Bélgica e Grão-Ducado de Luxemburgo, galvanizando o espírito congregador das comunidades angolanas no exterior do país e saúda o Dia de África, como esperança perene de progresso, desenvolvimento e felicidade para os povos africanos.

Há 13 anos atrás, a Fundação Dr. António Agostinho Neto inaugurava a sua linha editorial com o Nº 1 da Colecção Novo Rumo, renovação pertinente de paradigma advogada num poema de Agostinho Neto, com a publicação do livro do académico nigeriano, Prof. Ebenezer Adedeji Omoteso, “Ideologia e Engajamento em Agostinho Neto e Léopold Sédar Senghor: uma perspectiva comparativa”.

A edição bilingue, em português e inglês, foi lançada em Luanda, no âmbito do Colóquio Internacional sobre a “Vida e Obra do Dr. António Agostinho Neto”, realizado no Centro de Convenções de Talatona, em 15 de Setembro de 2009.

O livro do Dr. Omoteso, da Universidade Obafemi Awolowo em Ile-Ife na Nigéria e professor de Literaturas Africanas e Culturas na Humboldt-Universität zu Berlin, comparando as perspectivas ideológicas e o engajamento militante em dois grandes ícones africanos, Agostinho Neto e Léopold Senghor, de Angola e Senegal, respectivamente, é trazido à público na língua francesa, hoje, neste simbólico dia 25 de Maio, Dia de África.

Para celebrar a pan-africanidade, institucionalizada com a criação da Organização de Unidade Africana (OUA) em 25 de Maio de 1963, em Adis-Abeba, sob os auspícios do Imperador Haile Selassié, o Rastafari, a Fundação Dr. António Agostinho Neto e o seu Núcleo no Reino da Bélgica e Grão-Ducado do Luxemburgo, convidaram o Sr. Sébastien Périmony a apresentar a sua tradução para o francês do livro de Ebenezer Omoteso.

O Sr. Périmony, político francês, decidiu alargar o universo de leitores desta obra para um público francófono, o que se tornava assaz imperioso tendo em conta a francofonia de Senghor, poeta, político, intelectual, primeiro Presidente do Senegal, homem das belas-letras e membro da Academia Francesa de Letras.

Da feliz colaboração com a Fundação, resultou a publicação do livro que é agora disponibilizado aos leitores, seguindo-se uma sessão de autógrafos do tradutor no Press Club Brussels Europe. A Fundação saúda e agradece a presença do Sr. Périmony em Bruxelas para esta actividade inscrita no âmbito do Centenário do Dr. António Agostinho Neto.

Muito obrigada pela vossa atenção.
Luanda, 25 de Maio de 2022
Irene Alexandra Neto
Presidente do Conselho de Administração da Fundação Dr. António Agostinho Neto

Notícias relacionadas

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this