FAAN

OUTORGA DO TÍTULO DE EMBAIXADOR HONORÁRIO DA FAAN E MATABICHO DE DESPEDIDA DO EMBAIXADOR DA VENEZUELA EM ANGOLA NO CENTRO CULTURAL DR. AGOSTINHO NETO, BAIRRO OPERÁRIO, 10.4.2024.

434091946_839281994910402_6113721044896354534_n

Excelências,
Ilustres convidados,
Amigos e Colegas do Embaixador
Marlon José Peña Labrador,
Minhas senhoras e meus senhores:

Antes de mais, agradeço a vossa presença no Centro Cultural Dr. Agostinho Neto, que funciona nesta modesta residência de pau-a-pique, classificada património histórico e que representa, nada mais, nada menos, a única estrutura no país, ligada ao cordão umbilical de Agostinho Neto!
Aqui, Agostinho Neto viveu com os seus pais, que construíram esta residência com o apoio da Igreja Metodista Unida, dos 8 aos 25 anos, até seguir à Portugal, para licenciar-se em Medicina.
Unidos hoje nesta sala, sob a áurea de Agostinho Neto, para homenagear o Embaixador Marlon José Peña Labrador, traduz-se o nosso pertinente desejo, de que os laços que nos unem permaneçam infindáveis e se abra um novo capítulo, para a divulgação do Legado de Agostinho Neto, no ambiente bolivariano da Venezuela e por todas as Áfricas dispersas pela América Latina.
Recordemo-nos por momentos, do magistral poema “Sombras”, em que Agostinho Neto, no auge das suas reivindicações, deixou para o Mundo, os seguintes versos:
“…É dos seus dias de glória
que tenho saudade
Saudade sim!
De ti
mulher perdida que cantas
de mim!
De ti
homem disperso que cantas
de mim!
De ti meu irmão
de mim
em busca de todas as áfricas do mundo”.
Assim, como um mandato que recebemos, a Fundação Dr. António Agostinho Neto e o Centro Cultural Dr. Agostinho Neto, no bairro Operário, prosseguem firmes, na Divulgação e Pesquisa da Vida e Obra do Patrono comum, divulgando-a no país e no exterior, sobretudo para as Novas Gerações de angolanos, mas também, para cidadãos estrangeiros, estudiosos ou admiradores do percurso histórico, cultural e político, do primeiro Presidente de Angola e Fundador da Nação.
A oportunidade de termos conhecido mais um Embaixador da República Bolivariana da Venezuela em Angola permitiu-nos enraizar, de forma mais profunda, os laços de amizade e solidariedade entre os nossos dois povos e países, reforçando-se deste modo a perspectiva de construção de novas oportunidades, passíveis de promover o desenvolvimento de Angola e da Venezuela, onde para o nosso lado, já beneficiamos de um importante programa de bolsas de estudo, pela instituição venezuelana designada Fundação Grã- Mariscal de Ayacucho, “Fundayacucho”, em que se formaram cerca de duas dezenas de jovens angolanos, em Medicina e Gestão Tecnológica de Desportos, em distintas cidades venezuelanas e que se encontram já inseridos activamente em Angola, no árduo processo da reconstrução nacional.
Adianta ainda destacar a participação de uma Delegação da Fundação Agostinho Neto, num importante evento sócio-cultural e político, realizado em Caracas, há alguns anos, ainda na vigência do Presidente Hugo Chavez, em que o Comandante da Revolução manifestou numa comunicação directa ao país, a presença da Delegação da FAAN, chefiada pela PCA Irene Neto, filha de Agostinho Neto.
Beneficiamos também da solidariedade venezuelana que acolheu, no Centro Histórico de Caracas, um busto de Agostinho Neto, que visa reafirmar a importância da presença africana nesse país irmão da América Latina. Por fim, não podíamos deixar de enfatizar, o acordo assinado entre a Fundação e o Centro de Saberes Africanos, oficialmente conhecido por Instituto de Investigações Estratégicas sobre África e a Diáspora, que deverá contribuir para reforçar as relações entre os povos, com trabalhos de investigação e divulgação sobre aspectos convergentes, referentes às nossas duas Nações.
Em relação à interacção com o Centro Cultural, esta casa de Agostinho Neto onde nos encontramos, o Embaixador Marlon José Peña Labrador tem acompanhado o desenvolvimento da instituição, participando nas várias iniciativas, como foi por exemplo, a recente criação do Centro de Estudos sobre o Nacionalismo Angolano “Reverendo Agostinho Pedro Neto”.
Ainda a título de exemplo, foi aqui neste Centro, nesta Casa de Agostinho Neto, que a Embaixada da Venezuela elegeu, para celebrar em 2023, o 5 de Julho, “Dia Nacional da Venezuela”, testemunhado por mais de uma centena de personalidades nacionais e estrangeiras, bem como cidadãos comuns, tais como ex-bolseiros, homens de cultura, entre outros.
Portanto, no que tange a interacção neste triângulo de interesses entre as nossas instituições, Embaixada, Fundação e Centro, o Embaixador Marlon Labrador, soube dar continuidade, com abnegação, espírito patriótico e de missão, ao profundo trabalho de cooperação iniciado pelo antigo Vice-Ministro da Relações Exteriores para África, Dr. Reinaldo Bolivar, o Embaixador e Investigador Chucho Garcia e a Embaixadora Lourdes Pérez, o que aos nossos olhos o coloca, no patamar daquelas personalidades, que têm colocado pedras nos alicerces do Mundo, parafraseando Agostinho Neto.
Pelas razões aqui evocadas e fundamentadas, o Conselho de Fundadores da Fundação Dr. António Agostinho Neto, presidido pela Sra. D. Maria Eugénia Neto, viúva de Agostinho Neto, decidiu outorgar ao Embaixador Marlon José Peña Labrador, um Diploma de Mérito ao mesmo tempo que o convida para o grau de Embaixador Honorífico da Fundação, cuja acção filantrópica deverá contemplar o território venezuelano, mas também todas as Áfricas espalhadas pela America Latina.
Do mesmo modo e pelas mesmas razões, o Centro Cultural Dr. Agostinho Neto, atribui ao nosso homenageado, mais um Diploma de Mérito.

Muito obrigado pela atenção.

Luanda, 10 de Abril, de 2024.
Amarildo da Conceição
Administrador da FAAN

Notícias relacionadas

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this