Bem-vindo à FAAN

Seja bem-vindo ao portal da Fundação Dr. António Agostinho Neto, nosso objectivo é promover a pesquisa e divulgação da vida e da obra do Dr. António Agostinho Neto; Promover actividades para melhorar o bem-estar e a condição dos angolanos; A promoção da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, para incentivar a criação e a inovação, de todo o tipo e sob todas as formas, e a investigação científica e tecnológica.

Versão para impressão
PDF

Apresentação do DVD Angola aos meus olhos pelo General Selivali

akerb1.jpg - 14.55 Kb  akerb2.jpg - 15.73 Kb

  akerb5.jpg - 25.74 Kb

Durante a abertura do FESTINETO, em Catete aos 10.9.2016. Foi projectado o documentário "Angola aos meus olhos", produzido em 1971 pelo cineasta holandês Roeland Kerbosch, sobre a luta de libertação em Angola, na zona do leste, e reproduzido pela Fundação Agostinho Neto para ser divulgado ao público em geral.

O General Matos comentou de forma contundente a vida na guerrilha, as condições da luta, os hábitos e dificuldades vividas com as populações no interior do país. Como protagonista, em primeira mão, partilhou com as gerações presentes na sala, a determinação, a"coragem política, moral e física" necessária para levar a cabo a luta de libertação nacional.

Explicou aos muitos militares presentes que se riam da precariedade do treino militar, que era necessário passar as instruções de manuseio de armamento sofisticado para pessoas analfabetas, que não falavam português (apenas cantavam o hino do movimento em português sofrível). Foi uma dissertação de sapiência de um veterano antigo combatente que apontou para os seus colegas na sala e relatou episódios caricatos alguns, comoventes outros.

Na sala fez-se um profundo silêncio para ouvir o mais velho Selivali reflectir em voz alta sobre a luta. Obrigada Combatentes da Liberdade!

Prémio de Investigação

 Logo Prémio de Investigação Histórica

Jovens Escritores

REDES SOCIAIS

SUBSCREVER NEWSLETTER

Nome:
Email: