Bem-vindo à FAAN

Seja bem-vindo ao portal da Fundação Dr. António Agostinho Neto, nosso objectivo é promover a pesquisa e divulgação da vida e da obra do Dr. António Agostinho Neto; Promover actividades para melhorar o bem-estar e a condição dos angolanos; A promoção da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, para incentivar a criação e a inovação, de todo o tipo e sob todas as formas, e a investigação científica e tecnológica.

Versão para impressão
PDF

COMUNICADO DA UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO

Sobre o falecimento do Professor emérito da Faculdade de Ciências Abílio Alves Fernandes

aarco2.jpg - 20.54 Kb aarco3.jpg - 37.88 Kb

A Universidade Agostinho Neto comunica, com profundo pesar, o falecimento do Professor Abílio Alves Fernandes, Professor Titular emérito do Departamento de Engenharia Geográfica da Faculdade de Ciências, ocorrido às 21H 10 do dia 30 de Setembro, por doença, no Hospital Militar Central, em Luanda, aos 81 anos de idade.

O Engenheiro Abílio Fernandes integrou a 1ª Comissão Directiva que, em 1975, sob a direcção do Presidente Dr. Agostinho Neto, assegurou o funcionamento da Universidade Agostinho Neto perante o abandono da maioria dos quadros directivos e docentes portugueses, assumindo durante 22 anos, até 1997, a direcção da Faculdade de Ciências.

Engenheiro geógrafo, formado pelos antigos Estudos Gerais Universitários de Angola, antecessora da Universidade de Angola e da Universidade Agostinho Neto, o Professor Abílio Alves Fernandes era um homem de conhecimento enciclopédico, que dedicou mais de 40 anos à formação dos novos engenheiros geógrafos angolanos. Além da docência, o Professor Abílio Fernandes notabilizou-se pelos comentários para a rádio e televisão sobre os eclipses solares que tiveram lugar em Angola em 21 de Junho de 2001 e a 4 de Dezembro de 2002

Autor de vários ensaios sobre Astronomia, hidrografia, topografia e geodesia de Angola, o Engenheiro Abílio Fernandes foi autor dos livros História e Obra de Galileu Galilei, em co-autoria com o Eng. Jaime Vilinga, seu discípulo, editado no âmbito em 2009, no âmbito do "Ano Internacional da Astronomia" em comemoração aos 400 anos das observações astronómicas efectuadas por Galileu Galilei (as primeiras com instrumentos ópticos) e As Fronteiras de Angola, editado em 2005, que é uma referência para a docência e para outras entidades do Estado, tais como os Ministérios da Defesa, do Interior e da Administração do Território e dos Governos Provinciais.
A Universidade Agostinho Neto em nome da sua Reitora, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, do Colégio Reitoral, do colectivo de trabalhadores docentes e não docentes e dos estudantes, inclina-se perante a memória do Engenheiro Abílio Alves Fernandes e apresenta à família enlutada os seus mais sentidos pêsames.

Gabinete de Informação Científica e Documentação, Campus Universitário, em Camama, LUANDA, 01 DE OUTUBRO DE 2016.

Prémio de Investigação

 Logo Prémio de Investigação Histórica

Jovens Escritores

REDES SOCIAIS

SUBSCREVER NEWSLETTER

Nome:
Email: