Bem-vindo à FAAN

Seja bem-vindo ao portal da Fundação Dr. António Agostinho Neto, nosso objectivo é promover a pesquisa e divulgação da vida e da obra do Dr. António Agostinho Neto; Promover actividades para melhorar o bem-estar e a condição dos angolanos; A promoção da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, para incentivar a criação e a inovação, de todo o tipo e sob todas as formas, e a investigação científica e tecnológica.

Versão para impressão
PDF

MUSEU AGOSTINHO NETO VAI SER ENTREGUE NO KUITO

Kuito  - O director provincial da Cultura no Bié, António dos Santos Buta, garantiu, hoje, na cidade do Kuito, que o Museu António Agostinho Neto  vai ser oficialmente entregue a partir de Janeiro próximo.

Falando à Angop
, o responsável referiu que as obras do museu dedicado ao primeiro presidente angolano já se encontram acabadas, aguardando apenas pelo seu apetrechamento, pelo Executivo da província do Bié.

António dos Santos Buta avançou que neste momento o executivo da região está a criar condições para o apetrechamento das instalações, para que se proceda a sua inauguração já a 8 de Janeiro, dia consagrado a cultura angolana.

"A julgar pelos esforços que o Governo provincial tem vindo a empreender, no sentido de apetrechar o edifício, na nossa perspectiva, serão cumpridas como previsto na data estabelecida", assegurou.

De acordo com o director da Cultura, a construção da infra-estrutura enquadra-se no Programa de Melhoria e Aumento da Oferta dos Serviços Sociais Básicos à População, acrescentando que o mesmo foi erguido, essencialmente para manter a juventude informada sobre os feitos de Agostinho Neto que por sinal morou naquela residência, agora requalificada, bem como trabalhou nesta região como enfermeiro na década dos anos 60.

"Queremos relembrar a nossa juventude, sobretudo, os feitos daquele que foi o primeiro estadista que traçou os mecanismos para a libertação e consequentemente a proclamação da independência do nosso país", enfatizou aquele responsável.

De acordo com António dos Santos Buta, a entrada em funcionamento da instituição permitirá também resgatar o passado histórico da nação, bem como influenciará a sociedade desta comunidade e, não só, a conhecerem melhor sobre a vida e obra do maior poeta de Angola.

O museu Agostinho Neto está localizado no bairro Catraio, arredores da cidade do Kuito.

 

In Angop 13-12-2011

Prémio de Investigação

 Logo Prémio de Investigação Histórica

Jovens Escritores

REDES SOCIAIS

SUBSCREVER NEWSLETTER

Nome:
Email: