FAAN

ASSOCIAÇÃO DE JOVENS ESCRITORES DO SUL – NÚCLEO DE BENGUELA E FAAN REALIZAM “FÓRUM CULTURAL NETIANO” EM BENGUELA, 17.07.2022

294202975_421735929998346_5422835220438162628_n

No âmbito das celebrações alusivas ao centenário do Dr. António Agostinho Neto, a Associação de Jovens Escritores do Sul – Benguela em parceria com a Fundação Dr. António Agostinho Neto realizou no domingo, 17 de Julho de 2022, o “Fórum Cultural Netiano” que teve lugar no recinto da Mediateca de Benguela, com início às 14hrs. O evento visou enaltecer e promover os feitos do saudoso “Poeta Maior”, o Dr. António Agostinho Neto na voz de dois prelectores que, com muita propriedade intelectual, abordaram a literatura de Neto.
Sapuya Pinoka Wendelika, poeta, escritor e delegado provincial da Brigada Jovem de Literatura em Benguela, dissertou sobre o “Impacto social da poética de Neto”, e, por outro lado, Isaac Kalunhi, licenciado em linguística, português e mestre em Metodologia de Ensino Primário, na especialidade de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Primário, o qual dissertou para mais de cinquenta convidados da sociedade em geral sobre “O legado literário de Neto”. Foram mais de cinquenta convidados presentes, dentre os quais entidades representando associações, movimentos literários, académicos e culturais existentes na Província. Os momentos culturais foram preenchidos por diversos artistas das mais diversas áreas da arte. Poetas que enalteceram os poemas de Agostinho Neto declamando-os, músicos que ressaltaram os tempos idos, tempos de muita luta para o alcance da independência cantando canções saudosistas e o grupo teatral “Geração Twapanga” que encenou uma peça teatral denominada “Adeus à Hora da Largada”, levando o público a um profundo repensar sobre o espírito humanista de Agostinho Neto ao escrever o poema com este título. Houve intervenções do público que questionou e procurou colmatar as inquietações surgidas ao longo das abordagens dos prelectores e outros para subsidiar. O fórum terminou às 18h15 e houve elogios por parte do público presente dirigidos à equipa organizadora, a AJE – Sul Benguela e à Fundação Dr. António Agostinho Neto, pela iniciativa de levar ao conhecimento de muitos a figura de Agostinho Neto e seus feitos, na margem literária.

Notícias relacionadas

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this