FAAN

Bula Atumba acolhe o “Programa Sábado nos Musseques”.

327141102_942586456763861_5705755471750342234_n

Após intensa actividade desenvolvida no ano do Centenário do seu Patrono, no país e no exterior, a Fundação Dr. António Agostinho Neto (FAAN) reiniciou com toda a força a sua Missão Patriótica, com o lançamento do Programa “Sábado nos Musseques”, edição 2023, que se realizou aos 17 de Fevereiro de 2023, no Município de Bula Atumba, província do Bengo, com cerca de quatrocentos e cinquenta alunos do ensino primário, de três escolas distintas, a saber: Escola Banza do Bula; Colégio Aníbal de Melo, n°201 e Escola Primária do Kilamba.
Não obstante ser uma actividade direccionada essencialmente aos mais novos, pela sua importância e pertinência, a referida actividade, que teve lugar na Biblioteca Municipal, juntou ainda no local, elementos de outros sectores do Município, nomeadamente : a Administradora Municipal, Dra. Maria Gomes Luís, que presidiu ao acto e deu as boas vindas à delegação da FAAN, fazendo-se acompanhar de alguns funcionários da Administração; o Dr. Onésimo Fuche, em representação do Director Municipal da Educação, acompanhado de vários professores; o Director Municipal da Agricultura, Eng. André Simão; bem como os Representantes das Direcções Municipais da Acção Social; Infraestruturas; Justiça; Saúde, e ainda o Representante do Comandante Municipal da Polícia Nacional.
O programa tem como objectivo divulgar a Vida e Obra do Fundador da Nação por distintas escolas públicas do país, com particularidade para as que se encontram localizadas nos bairros periféricos ou mais recônditos.
O Município de Bula Atumba, na sua comuna-sede, que dista aproximadamente 268 Kms de Luanda, uma área maioritariamente rural, foi escolhido pelo seu simbolismo. Numa viagem pelo interior, que durou aproximadamente seis horas, a Delegação deparou-se com vários obstáculos próprios da natureza e infraestruturais, tais como: chuva torrencial, inúmeros troços da via em mau estado de conservação (esburacados e lamacentos); deficiência nos serviços de hospedagem e falta de energia eléctrica, entre outros.
Na chegada à Bula Atumba, no dia 16 de Fevereiro de 2023, a Delegação da FAAN integrava o Assessor Carlos Torres, Eng. Walter Camueler, Eng. Nkete Elisabeth, professor Fernando Jaime, Benvindo Luvumba e o membro Sadrac António. Foi recebida na sede da Administração, pelo Administrador-Adjunto, Dr. Silvestre Sérgio, em representação da Administradora Municipal que se encontrava ausente.
O palestrante convidado para esta edição do Programa “Sábado nos Musseques”, o professor Fernando Jaime, dissertou de forma pedagógica, efusiva e convincente. Soube captivar a atenção dos presentes, tanto dos estudantes como dos adultos, falou com clareza e profundidade sobre a vida do primeiro Presidente de Angola e Fundador da Nação, sobre a sua coragem e determinação para o alcance da nossa Independência e o seu papel na educação das crianças e jovens.
Durante a actividade houve o momento de perguntas e respostas, em que os estudantes questionaram e o palestrante soube responder às inquietações. Houve ainda o concurso relâmpago, onde os estudantes mostraram que captaram os ensinamentos transmitidos pelo palestrante e que têm vontade de aprender, até porque, pouco ou quase nada, se faz em termos de actividades como o “Sábado nos Musseques”. Os estudantes que responderam acertadamente foram brindados com livros sobre a vida e obra de António Agostinho Neto.
Na ocasião, também foram brindados com material produzido pela FAAN, a Administradora Municipal de Bula Atumba, e os Representantes das Direcções da Acção Social, Justiça, Saúde, de Infraestruturas e o representante do Comandante Municipal da Polícia. A FAAN fez ainda a oferta de material literário e audiovisual para as três escolas presentes.
Ao terminar, tanto os representantes, quanto os professores e alunos, mostraram satisfação pela realização desta actividade singular no Município. Para encerrar o acto, a Administradora, Dra. Maria Gomes Luís, agradeceu a FAAN por ter brindado o Município com a referida actividade esperando acolher mais iniciativas da FAAN. O regresso a Luanda durou mais de seis horas de viagem, igualmente turbulento, mas vitorioso.
A equipa da Fundação Dr. António Agostinho Neto, mostrou uma vez mais a sua competência, a sua entrega, fidelidade e persistência; enfrentando com abnegação, coragem e vontade de vencer, todos os obstáculos surgidos ao longo da jornada e reafirmou com mais esta acção, que continua firme e inabalável, na defesa e divulgação do nome e da Vida e Obra do Dr. Agostinho Neto, na passagem do testemunho para as novas gerações, como um farol que veio para iluminar o caminho.

Notícias relacionadas

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this