FAAN

NOTA DE CONDOLÊNCIAS

311374855_483507893821149_6763901228561658238_n

Na sequência do passamento físico do escritor e jornalista angolano, Octaviano Correia, aos 82 anos de idade, venho traduzir neste pequeno texto, em meu nome pessoal, da minha família e da Fundação Dr. António Agostinho Neto, toda a minha tristeza e solidariedade, para com esta perda que se abate sobre a sua família, amigos e confrades a quem endereço os mais sentidos sentimentos de pesar.

A minha grande admiração pela sua dimensão humana e pela grandeza do legado que doou à Angola e ao mundo da Literatura Infantil, iniciado ainda no período colonial, como realizador do Programa “Parque Infantil” da Rádio Clube da Huila, onde se produziam contos e teatro. Ao mesmo tempo, constrange-me, por sentir que se fechou mais um ciclo de um artista pioneiro, inovador, ousado, apaixonado pela fantasia e o universo das crianças.
Porém, cumpre-nos também o privilégio desta grande referência das letras e do jornalismo angolano ter vivido no nosso tempo, marcado por eventos de elevado pendor histórico, científico, estético e artístico-cultural.

Membro-Fundador da União dos Escritores Angolanos e de muitas outras importantes instituições, em Angola e Portugal, onde viveu durante um longo período na ilha da Madeira, despede-se de todos nós, no ano do Centenário de Agostinho Neto, seu confrade.
Que a sua memória continue a reflectir-se como uma mola impulsionadora para o surgimento de jovens valores, no domínio da literatura infantil, da imprensa falada, escrita e audiovisual, áreas em que soube esgrimir com mestria e paixão, todo o seu talento, amor às artes, à cultura e à palavra!
Que descanse em paz.

Lisboa, 11 de Outubro de 2022
Maria Eugénia Neto
Escritora e Presidente da FAAN

 

Notícias relacionadas

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this